Insustentável. Ponto final
O aquecimento global caminha para os 3?°C até ao final do século. Três. Graus. A cada grau, a vida muda, não só para o urso polar, mas para nós.
O aquecimento global caminha para os 3?°C até ao final do século. Três. Graus. A cada grau, a vida muda, não só para o urso polar, mas para nós.
A onda de calor na Europa em 2003, que fez atingir os 47,3ºC na Amareleja, foi a "primeira prova inegável de que as alterações climáticas" eram uma realidade que estava a afetar a vida das pessoas.
Em Portugal, por exemplo, o estudo projeta, no cenário de um aquecimento global de 3°C, um aumento das mortes por calor de 1.008 para 2.284 por cada 100.000 pessoas até 2100.
Portugal continental tem vindo a ser influenciado por uma massa de ar polar, que tem dado origem a valores de temperatura ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano.
IPMA previu que as temperaturas podem cair até os -3°C em Bragança e os-2ºC em Vila Real e na Guarda, de acordo com o alerta que entrou em vigor às 1h53.
A COP28 vai decorrer entre 30 de novembro e 12 de dezembro no Dubai, numa altura em que o planeta caminha para um aquecimento de 2,5°C a 2,9°C até ao final do século.
A 5 de abril regressa a prática de modalidades desportivas de baixo risco e de atividades físicas ao ar livre, onde se inclui surf, bodyboard e paddle. Mas há praias onde o surf já é permitido, como em Oeiras e Cascais.
O habitual jantar romântico do Dia dos Namorados não poderá, este ano, ser no restaurante. Damos-lhe quatro receitas para o fazer em casa, com opção vegetariana e sugestões de harmonização.
A AEEP esteve a analisar o decreto do Governo e a vontade de colégios privados continuarem a dar aulas. Recomendou que atividades letivas fossem mesmo suspensas.
Já no que toca à temperatura média semanal "preveem-se valores abaixo do normal (-6 a -1°C) para todo o território na semana de 11/01 a 17/01", refere o site do IPMA.
Durante dois meses o Norte foi a região portuguesa mais afetada pelo novo coronavírus.
É uma moda e também um modo de vida. Mas não comer carne nem peixe pode acabar em drama.
450 mil manifestantes manifestaram-se em França pelo clima. 107 mil pessoas encheram as ruas de Paris.
No total, foram registados mais de 200 eventos em França relacionados com o protesto.
O mau tempo veio para ficar – pelo menos por uns dias. De acordo com o IPMA, as previsões de aguaceiros e rajadas de vento irão aumentar de intensidade e há possibilidade de neve no distrito da Guarda.
A quarta receita de Inês Simas é ideal para os dias quentes: fruta congelada, sementes e muita cor