
OMS assinala 780 casos de monkeypox em 27 países não endémicos @Model.HTag>
Os três países não endémicos que relataram mais casos foram o Reino Unido (207), a Espanha (156) e Portugal (138).
Os três países não endémicos que relataram mais casos foram o Reino Unido (207), a Espanha (156) e Portugal (138).
Apesar de não ser novo, nunca antes tinha havido um surto em Portugal, ou sequer na Europa. Desconhece-se como começou e pode nunca vir a saber-se, mas os casos devem continuar a aumentar. Os especialistas garantem que não será como a Covid-19. A SÁBADO falou com um dos 100 portugueses que já tiveram a doença.
OMS considera improvável que o surto de Monkeypox se transforme numa pandemia como a covid-19.
Ainda não se considera campanhas de vacinação da população contra o vírus da varíola dos macacos. As vacinas a serem adquiridas serão para profissionais de saúde e contactos de risco de pessoas infetadas.
Em França existem apenas três casos confirmados de monkeypox e, na Alemanha, há registo de cinco. Porém, os países não perderam tempo e apesar de garantirem que os casos estão controlados já estão a preparar-se para um aumento do surto.
Foram detetados mais 14 casos, desde a última atualização.
Em 12 países já foram identificados 80 casos e 50 estão ainda em investigação. As autoridades de saúde tentam perceber como está a transmitir-se um vírus que é endémico na África Ocidental, mas raro fora deste continente. Doença costuma ser, no entanto, sem gravidade.
Autoridades investigam possibilidade de transmissão ter começado na comunidade homossexual porém, como não se trata de uma doença descrita como sexualmente transmissível, os especialistas têm convicção de que o vírus poderá estar disseminado.
Foram detetados mais nove casos. Aguardam-se os resultados de outras análises.
"Esta guerra está a agravar uma crise tripla – alimentar, energética e financeira – na região e mais além", disse Guterres no início de uma visita a três países da África Ocidental.
Segundo a ONU o número de vítimas mortais duplicou face ao ano passado. Já o ACNUR garante que é essencial criar novas estratégias de proteção dos refugiados e apelou à doação de cerca de 155 milhões de euros para criar rotas alternativas e evitar que as pessoas se tornem vítimas de traficantes.
Anúncio do acordo entre os dois países foi feito na semana passada e vai abranger os requerentes ilegais de asilo. Depressa surgiram várias críticas ao plano que levaram a mas a ministra do Interior, Priti Patel, a defender a importância deste acordo para uma "nação humanitária".
Relatório do Departamento de Estado, que cobre Portugal e outros quase 200 Estados, refere ainda a entrega de informações pessoais à embaixada russa sobre opositores do regime que organizaram uma manifestação.
Investigadora Alexandra Magnólia Dias salienta que alegada tentativa de golpe de Estado levou a um aumento de medidas autoritárias.
Os preços das matérias-primas agrícolas, como trigo, milho ou óleo de girassol, subiram 12,6% em março, em termos mensais.
Domingos Simões Pereira disse aos apoiantes: "Este regime vai acabar por afogar-se na porcaria criada por si mesmo."