Sábado – Pense por si

Contos Clássicos Portugueses


agora disponíveis para ler e ouvirContos Clássicos PortuguesesAceder aqui

"Vice" de Marinho e Pinto suspeito por rapto de João Paulo Fernandes

O advogado Pedro Grancho Bourbón é um dos sete detidos por suspeita pelo rapto de João Paulo Fernandes

Pedro Grancho Bourbón, advogado e número dois do Partido Democrático Republicano (PDR), liderado por Marinho e Pinto, é um dos sete detidos por suspeita de ser um dos raptores de João Paulo Fernandes.

A notícia está a ser avançada pelo Jornal de Notícia. As buscas, no âmbito da Operação Fireball, terão sido detidas sete pessoas, entre as quais aquele advogado, mas a informação ainda não foi oficialmente confirmada nem pela Polícia Judiciária nem pela Procuradoria-Geral da República. O presidente da delegação de Braga da Ordem dos Advogados, António Barbosa, disse à Lusa que foi chamado para acompanhar as buscas àquele escritório, levadas a cabo pela Polícia Judiciária e pelo Ministério Público. António Barbosa escusou-se a avançar quaisquer outros pormenores sobre o caso.

Segundo o JN, Marinho já havia manifestado a sua grande admiração por Pedro Grancho Bourbón, ilustrando-o como "um óptimo profissional, honesto, inteligente, competente e lutador". "O Pedro, desculpem o tom informal, mas é assim há quase três décadas, é um filho respeitador, dedicado, extremoso, que com a morte repentina do pai, apesar da sua juventude, assumiu o encargo de participar na educação e formação dos irmãos". E acrescentou: "É um excelente chefe de família, sempre muito presente, cumpridor e companheiro". 

O empresário João Paulo Fernandes, de 42 anos, foi raptado a 11 de Março, em Lamaçães, Braga, quando se preparava para entrar em casa. O rapto foi testemunhado pela filha da vítima, de oito anos. Os dois raptores actuaram encapuçados e armados, agrediram o empresário e levaram-no de carro. Desde então, o empresário nunca mais foi localizado. As autoridades admitem que na origem do rapto poderá ter estado um "ajuste de contas", relacionado com alegadas dívidas do empresário.