Sábado – Pense por si

Veterinários prestam ajuda gratuita

20 de junho de 2017 às 13:54
As mais lidas

Ração e medicamentos são os principais produtos que a Ordem está a fazer chegar às zonas afectadas pelo incêndio

Ração e medicamentos para animais domésticos e feno e alimentos para os de produção são os principais produtos que a Ordem dos Médicos Veterinários está a fazer chegar às zonas afectadas pelo incêndio em Pedrógão Grande.

Pedrógão Grande
Pedrógão Grande
Pedrógão Grande
Pedrógão Grande
Pedrógão Grande
Pedrógão Grande
Pedrógão Grande
Pedrógão Grande
Pedrógão Grande
Pedrógão Grande

De acordo com o bastonário desta Ordem, Jorge Cid, mal se conheceu a dimensão do fogo, muitos veterinários ofereceram-se para ajudar, assim como outras organizações que solicitaram a este organismo a coordenação da ajuda. "Imediatamente após o conhecimento do incêndio, contactei o ministro da Agricultura e falei com várias entidades para saber qual a melhor ajuda a dar. Foi criado um grupo de trabalho para disponibilizar o que fosse possível, o que está a acontecer", disse.

Segundo Jorge Cid, o incêndio deixou um rastro de cadáveres de animais de produção e selvagens, que precisam agora de ser retirados. Mas a prioridade da Ordem foi proporcionar medicamentos e alimentos aos animais necessitados e garantir um realojamento para os domésticos e um espaço onde os de produção possam estar, ainda que provisoriamente.

"Estamos a enviar o que nos pediram: ração e medicamentos para os animais domésticos e feno e ração para os de produção", disse Jorge Cid, explicando que todos os pedidos são monitorizados e encaminhada de imediato a ajuda.

O bastonário sublinha a "onda de solidariedade da classe veterinária" que ainda não parou de se oferecer para ajudar e está disponível para ir para o terreno.

Outros organismos têm contribuído para esta ajuda coordenada pela Ordem, como a Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais, a Santa Casa da Misericórdia da região, veterinários municipais e de Centros de Atendimento Médico Veterinários e organizações de produtores pecuários.

O bastonário adiantou que várias empresas também têm oferecido ajuda e que esta será fundamental para o pagamento deste apoio, sendo certo que "as pessoas afectadas pela tragédia nada pagarão".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!