Sábado – Pense por si

Ventos a 130 km/hora colocam oito distritos em aviso vermelho

Aviso para os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga é válido entre as 19h59 de hoje e a 1h59 de segunda-feira.

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este domingo oito distritos do continente em aviso vermelho a partir do final do dia por vento muito forte, com rajadas superiores a 130 quilómetros/hora nas terras altas.

País em alerta amarelo devido a chuva e vento forte
Protecção Civil: Alerta para chuva e vento forte
País em alerta amarelo devido a chuva e vento forte
Protecção Civil: Alerta para chuva e vento forte

Em comunicado, o IPMA explica que este aviso, para os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, está válido entre as 19h59 de hoje e a 1h59 de segunda-feira.

Já numa nota colocada no seusite, aquele instituto explica que o vento irá intensificar-se durante o dia de hoje, "tornando-se forte de sudoeste, com rajadas até 110 quilómetros/hora, e podendo chegar a 130 quilómetros/hora nas terras altas do norte e centro até ao início da manhã".

Em causa está a tempestade Ana, formada a noroeste da Península Ibérica, que terá como período mais crítico "o final da tarde de domingo e a madrugada de segunda-feira, com impactos expectáveis devido a ventos fortes, precipitação intensa, queda de neve e forte agitação marítima".

Em aviso laranja devido à previsão de vento forte de sudoeste com rajadas até 70 quilómetros/hora, aumentando gradualmente até 110 quilómetros/hora e 120 km/h nas terras altas ficam os restantes distritos, de Bragança, Évora, Faro, Setúbal, Leiria, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

Relativamente à chuva, preveem-se períodos de chuva forte (com aviso laranja) a partir da manhã de hoje e até à madrugada de segunda-feira em Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga.

Os restantes distritos, de Évora, Coimbra, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Portalegre e Castelo Branco, estão com aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro.

No que toca à neve, deverá afectar apenas os distritos da Guarda, Vila Real e Braga (com aviso laranja) e de Castelo Branco e Viana do Castelo (aviso amarelo), com volumes acima de 800 e 1000 metros.

O IPMA alerta ainda para a agitação marítima, com ondas de cinco a seis metros em Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra, Porto e Braga (entre as 20:59 de hoje e as 17:59 de segunda-feira) e em Setúbal, Faro e Beja (entre as 05:59 e as 17:59 de segunda-feira).

No que toca ao arquipélago da Madeira, aquele instituto estima ondas de noroeste com quatro a cinco metros entre as 11:59 de hoje e as 17:59 de segunda-feira, tanto na costa norte como em Porto Santo, razão pela qual emitiu um aviso amarelo.

Para os Açores, não existe qualquer aviso

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.