Sábado – Pense por si

Vários concelhos do Algarve, Norte e Centro em risco "máximo"

07 de agosto de 2017 às 07:23
As mais lidas

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco "elevado" e "muito elevado"

Vários concelhos do sotavento algarvio e das regiões do interior Norte e Centro de Portugal continental estão esta segunda-feira em risco "máximo" de incêndio, de acordo com informação do Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, em risco "máximo" de incêndio estão vários concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Vila Real e Bragança.

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco "elevado" e "muito elevado".

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Às 06h30, a Autoridade Nacional de Protecção Civil dava conta de 11 incêndios, nenhum de grandes dimensões, um em curso, um em resolução e nove em fase de conclusão.

O IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso até final da manhã e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, sendo moderado a forte com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral oeste, em especial durante a tarde.

Nas terras altas, prevê-se vento moderado a forte do quadrante norte com rajadas até 70 km/h, em especial a partir do meio da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Norte e Centro, pequena descida da temperatura mínima no interior Norte e Centro e descida da temperatura máxima, excepto no Algarve.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 26 graus Celsius, no Porto entre 14 e 22, em Braga entre 14 e 26, em Viana do Castelo entre 14 e 23, em Vila Real entre 14 e 26, em Viseu entre 12 e 25, em Bragança entre 14 e 29, na Guarda entre 11 e 26, em Coimbra entre 15 e 25, em Aveiro entre 15 e 22, em Castelo Branco entre 16 e 33, em Portalegre entre 14 e 30, em Leiria entre 15 e 23, em Évora entre 15 e 34, em Beja entre 15 e 35, em Setúbal entre 16 e 29 e em Faro entre 21 e 34.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!