Sábado – Pense por si

S. João da Madeira. Identificado homem com pirotecnia depois de incidente que provocou 16 feridos

Lusa 09 de junho de 2024 às 15:40
As mais lidas

A PSP refere que o homem, de 29 anos, foi identificado no recinto da festa pelas 23h30 na posse de três artefactos pirotécnicos.

Um homem foi identificado em S. João da Madeira sábado à noite por posse de pirotecnia depois de uma bateria de fogo-de-artifício ter rebentado no recinto da Cidade em Festa, causando 16 feridos, anunciou este domingo a PSP. 

DR

Em comunicado, aquela força policial refere que o homem, de 29 anos, foi identificado pelas 23h30 na posse de três artefactos pirotécnicos.

Segundo a PSP, "momentos antes" de aquele homem ter sido identificado, "no espaço do evento, um indivíduo terá deflagrado uma bateria de fogo-de-artifício" que terá caído e provocado "pânico generalizado".

No sábado à noite, a explosão de um engenho pirotécnico causou 16 feridos, três dos quais ligeiros, durante a festa "Cidade no Jardim", organizada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e que está a decorrer desde quinta-feira e até segunda-feira.

A PSP salienta que "de imediato" foi criado "um perímetro de segurança no local e proximidades do incidente e um corredor de circulação de emergência, para a prestação do adequado socorro às vítimas, o qual foi efetivado, em coordenação com as Autoridades de Proteção Civil e de Saúde".

Hoje, em comunicado, aquela autarquia do distrito de Aveiro condenou aquilo que considerou ser um "ato ilícito e irresponsável" de uso não autorizado de pirotecnia. "A todos, a autarquia deseja rápida recuperação, condenando veementemente o ato ilícito e irresponsável de que foram vítimas, informando que foram de imediato desenvolvidas diligências pelas autoridades para apuramento das responsabilidades", lê-se.

A Câmara de S. João da Madeira adiantou ainda que a festa foi retomada, depois de ter sido suspensa no sábado à noite depois do incidente, pelo que hoje funcionará no horário normal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.