Sábado – Pense por si

Quatro crianças de centro de acolhimento em Santo Tirso têm Covid-19

Crianças têm entre 4 e 10 anos. Foram hoje transferidas para a Delegação da Cruz Vermelha local.

Quatro crianças, com idades entre os 4 e os 10 anos, do Centro de Acolhimento Temporário Renascer, em Santo Tirso, acusaram positivo nos testes de despistagem dacovid-19e foram hoje transferidas para a Delegação da Cruz Vermelha local.

A Câmara de Santo Tirso, em articulação com a autoridade de saúde local, a Segurança Social, a Proteção Civil e a instituição, coordenou a transferência do centro gerido pela Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso para o centro infantil, informou a autarquia em comunicado.

A decisão de retirar as quatro crianças do centro de acolhimento "foi hoje tomada pela autoridade de saúde local, em resposta aos rastreios positivos confirmados pelos testes realizados a todos os utentes e funcionários daquela estrutura residencial da ASAS", acrescenta a nota de imprensa.

Das 20 crianças atualmente institucionalizadas naquele centro, "quatro tiveram resultados positivos ao teste, 15 deram negativo e uma foi inconclusivo", acrescenta a comunicação da autarquia, que informa ainda que "também os 25 funcionários daquela estrutura foram rastreados, sendo que 23 deram negativo e dois esperam ainda o resultado do teste".

Os testes em causa foram realizados na sexta-feira, "tendo as quatros crianças sido transferidas para o Centro Infantil da Cruz Vermelha, uma estrutura que está temporariamente fechada", esclareceu o presidente da câmara, Alberto Costa, citado no documento.

Garantindo que o processo de transferência das crianças seguiu "as normas e recomendações da Direção-Geral da Saúde para situações de emergência", o autarca informou que "as crianças encontram-se bem" e que "irão ser acompanhadas diariamente pela autoridade de saúde e pela instituição".

Acrescenta a comunicação da autarquia que o Centro de Acolhimento Temporário Renascer ira "manter-se em funcionamento, por orientação da autoridade de saúde local, havendo apenas lugar à higienização daquela estrutura que acolhe crianças em situação de risco".

Portugal regista 687 mortos associados à covid-19 em 19.685 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde sobre a pandemia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro