NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou hoje para "um agravamento significativo" do risco de incêndio no continente, a partir de amanhã
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou hoje para "um agravamento significativo" do risco de incêndio no continente, a partir de quinta-feira, com previsão de índice muito elevado e máximo no Algarve e regiões do interior.
Num aviso à população, a ANPC refere que, com base em informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), se prevê para os próximos dias um "agravamento das condições meteorológicas, com uma subida gradual da temperatura máxima até sábado" e "redução da humidade relativa do ar, sem retorno significativo durante a noite".
Perante as previsões meteorológicas, a ANPC advertiu para um "índice de risco de incêndio muito elevado e máximo na região do Algarve, e em todas as regiões do interior", acrescentando que, a partir de quinta-feira, "o risco de incêndio apresenta um agravamento significativo em todo o território continental".
Na quinta-feira está previsto vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado (até 35 quilómetros/hora) no litoral oeste, em especial durante a tarde, e nas terras altas, onde pode soprar com intensidade (até 40 quilómetros/hora).
Segundo as previsões espera-se o aumento da temperatura máxima para valores que podem atingir os 44 graus em algumas regiões do interior e valores acima dos 30 graus no restante território.
A temperatura mínima, em especial no Algarve (no sotavento) e no interior do Alentejo, pode atingir valores entre os 24 e os 27 graus, enquanto a humidade relativa do ar deverá registar valores entre os 10% e os 30%, refere o aviso da Protecção Civil.
Para sexta-feira, prevê-se um aumento da intensidade do vento soprando moderado (até 35 quilómetros/hora) no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde, assim como o aumento da temperatura máxima na região norte.
Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas, a ANPC salienta que "é expectável" um período de "tempo quente e seco" e "vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais".
Além de recordar as medidas preventivas a observar perante o risco de incêndio, como a proibição de realização de queimadas e lançamento de foguetes, a ANPC recomendou a "adopção de medidas de prevenção e precaução" pelos cidadãos.
Protecção Civil alerta para elevado risco de incêndio
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.