Praia algarvia tinha sido interditada a banhos ao final da tarde de segunda-feira, depois de ter sido detetada a rutura de uma conduta que enviou resíduos para o mar
As autoridades ambientais garantiram hoje que a praia dos Pescadores, em Albufeira, está apta para banhos, depois de na segunda-feira a bandeira vermelha ter sido hasteada após o rebentamento de uma conduta para o mar.
Ricardo Rocha/SÁBADO
A praia algarvia tinha sido interditada a banhos ao final da tarde de segunda-feira, depois de ter sido detetada a rutura de uma conduta que enviou resíduos para o mar, mas hoje a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu que "as análises microbiológicas efetuadas à água balnear da praia dos Pescadores indicam que não há risco para a saúde dos utentes".
Com os resultados obtidos, "a situação voltou à normalidade, hoje, dia 20 de julho", acrescentou.
A mesma fonte indicou que a rutura se deu numa "conduta de águas de abastecimento" da cidade de Albufeira e que "a água foi drenada para a praia, atingindo o mar através do pontão da praia dos Pescadores, arrastando muitos sedimentos gerados pela erosão ocorrida na zona afetada pela rutura".
"A situação foi prontamente identificada e solucionada e, como medida cautelar, a Autoridade Marítima hasteou a bandeira vermelha na praia até que os resultados analíticos das amostras comprovassem que a qualidade da água era compatível com a prática balnear", referiu ainda a APA num comunicado.
Na segunda-feira, a Autoridade Marítima Nacional anunciou que tinha detetado na zona "a presença de água de cor castanha e de odor intenso na praia, tendo sido hasteada a bandeira vermelha", que indica aos banhistas a interdição de entrada no mar.
As autoridades marítimas adiantaram que a interdição se mantinha até à divulgação dos resultados das análises à qualidade da água, realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), comprovarem que não havia risco para a saúde dos banhistas.
Praia dos Pescadores, em Albufeira, volta a estar apta para banhos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.