Sábado – Pense por si

Parlamento discute abolição de portagens em Vila Franca de Xira

A petição pela abolição das portagens na A1 no concelho de Vila Franca de Xira cita problemas de mobilidade e circulação no município para terminar com as portagens.

O parlamento vai discutir na quarta-feira uma petição e um projeto de resolução que pedem a abolição de portagens no troço da A1 entre Alverca do Ribatejo e Vila Franca de Xira.

A petição, que deu entrada na Assembleia da República em junho de 2016, foi promovida pela Comissão de Utentes pela abolição das portagens na A1 no concelho de Vila Franca de Xira, justificando para tal os problemas de mobilidade e circulação no município.

"A mobilidade das pessoas e a circulação de viaturas torna-se, a cada dia que passa, mais difícil na ligação entre as diversas localidades que constituem o concelho de Vila Franca de Xira e no seu próprio atravessamento", refere o texto da petição.

O documento acrescenta que os "obstáculos" à mobilidade e circulação no concelho devem-se, além da existência de portagens, à "falta de vias alternativas à Estrada Nacional 10, particularmente as variantes às cidades de Alverca do Ribatejo, Vila Franca de Xira e Póvoa de Santa Iria.

Em discussão estará também um projeto de resolução do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) que "recomenda ao governo que considere a abolição das portagens na A1, em todo o concelho de Vila Franca de Xira, e que proceda à construção dos nós de acesso" àquela autoestrada no Sobralinho e a partir da Estrada dos Caniços, em Vialonga.

"A abolição das portagens em Alverca do Ribatejo e Vila Franca de Xira torna-se assim urgente para que a mobilidade das populações, a circulação dos veículos e a qualidade ambiental dentro destas localidades, atravessadas pela EN10, sejam melhoradas, e por consequência se traduzam em ganhos económicos para o próprio concelho de Vila Franca de Xira", aponta o documento.

Também a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, liderada pelo socialista Alberto Mesquita, tem vindo a defender a abolição de portagens neste troço.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.