Sábado – Pense por si

Oito distritos sob aviso amarelo devido à chuva e queda de neve

19 de março de 2018 às 07:38
As mais lidas

Precipitação afecta Portugal continental esta segunda-feira.

Oito distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e queda de neve acima de 800 metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro estão sob aviso amarelo até às 12:00 de hoje por causa da chuva que pode por vezes ser forte.

Os distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda estão sob aviso amarelo devido à queda de neve acima de 800 metros até às 15:00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade de norte para sul a partir do meio da tarde, períodos de chuva no litoral Norte e Centro, por vezes forte no Minho e Douro Litoral durante a manhã, estendendo-se às restantes regiões, e passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes.

Está também prevista queda de neve acima de 800/1000 metros nas regiões Norte e Centro até final da tarde, subindo temporariamente a cota para 1200/1400 metros na região Centro.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de oeste, rodando gradualmente para noroeste, sendo moderado a forte na faixa costeira ocidental, por vezes com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h).

Nas terras altas, prevê-se vento forte de oeste, por vezes com rajadas até 80 km/h, rodando gradualmente para norte.

O Instituto prevê ainda para o continente possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal na região Sul e pequena descida da temperatura mínima na região Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre 0 graus Celsius (na Guarda) e os 08 (em Lisboa) e as máximas vão variar entre 07 graus (na Guarda) e os 17 (em Faro).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.