Sábado – Pense por si

Oito distritos sob aviso amarelo devido à chuva e queda de neve

19 de março de 2018 às 07:38
As mais lidas

Precipitação afecta Portugal continental esta segunda-feira.

Oito distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e queda de neve acima de 800 metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro estão sob aviso amarelo até às 12:00 de hoje por causa da chuva que pode por vezes ser forte.

Os distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda estão sob aviso amarelo devido à queda de neve acima de 800 metros até às 15:00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade de norte para sul a partir do meio da tarde, períodos de chuva no litoral Norte e Centro, por vezes forte no Minho e Douro Litoral durante a manhã, estendendo-se às restantes regiões, e passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes.

Está também prevista queda de neve acima de 800/1000 metros nas regiões Norte e Centro até final da tarde, subindo temporariamente a cota para 1200/1400 metros na região Centro.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de oeste, rodando gradualmente para noroeste, sendo moderado a forte na faixa costeira ocidental, por vezes com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h).

Nas terras altas, prevê-se vento forte de oeste, por vezes com rajadas até 80 km/h, rodando gradualmente para norte.

O Instituto prevê ainda para o continente possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal na região Sul e pequena descida da temperatura mínima na região Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre 0 graus Celsius (na Guarda) e os 08 (em Lisboa) e as máximas vão variar entre 07 graus (na Guarda) e os 17 (em Faro).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.