Sábado – Pense por si

Novo 112 vai detetar o local exato de onde são feitas as chamadas

Atualmente, sistema só encontra a localização da antena de telecomunicações mais próxima, que pode ser longe do local onde está a pessoa que pediu ajuda.

Em 2023, deverá ser possível saber de onde exatamente está a telefonar para o 112, o que agiliza a ação dos meios de socorro. De acordo como Jornal de Notícias, será publicado em Diário da República o concurso público para modernizar e manter os centros operacionais do 112. 

A georreferenciação exata a partir de quem telefona de um telemóvel, a partir de um aparelho com ligação à Internet, bem como a manutenção do sistema, deverão custar €11,7 milhões. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.