Sábado – Pense por si

Meia centena de concelhos em risco máximo de incêndio

Em risco máximo de incêndio estão cerca de 50 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Guarda, Aveiro, Viseu, Vila Real, Braga, Porto e Bragança.

Cerca de 50 concelhos de 11 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Incêndios em Seia
GIPS combate incêndios
Incêndios Silves
Incêndios Silves
Incêndios em Seia
GIPS combate incêndios
Incêndios Silves
Incêndios Silves

Em risco máximo de incêndio estão cerca de 50 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Guarda, Aveiro, Viseu, Vila Real, Braga, Porto e Bragança.

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na quarta-feira, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) anunciou a redução do alerta vermelho em sete distritos do país, a partir das 00h00 de hoje, para o nível laranja, de menor severidade meteorológica e risco de incêndios rurais.

Num ponto da situação sobre os incêndios rurais, o adjunto nacional de operações Sérgio Gomes referiu que o estado de alerta especial vermelho vai ser reduzido nos sete distritos que estavam com este nível máximo: Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

"Os sete distritos que se encontram no nível vermelho passarão ao nível laranja", afirmou à agência Lusa o elemento do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), enquanto dos restantes 11 em alerta em laranja, os distritos de Aveiro e Coimbra "passam a amarelo".

Neste caso vão manter-se no segundo nível mais grave os nove distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Lisboa, Portalegre, Santarém, Leiria e Castelo Branco.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro até final da manhã, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira ao longo do dia.

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada e vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte do quadrante norte nas terras altas a partir da tarde.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Braga) e os 22 (em Faro e em Portalegre) e as máximas entre os 22 graus (em Aveiro) e os 37 (Évora, Beja e Castelo Branco).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!