Redução do nível de água nas vias, que afetava as linhas do Norte e Beira Alta junto à Mealhada, permite que comboios circulem a velocidade reduzida.
A circulação de comboios foi restabelecida junto à Mealhada, às 18h00 desta sexta-feira, após uma redução do nível de água nas vias, que afetava as linhas do Norte e Beira Alta, afirmou hoje fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).
A inundação das vias junto à estação da Pampilhosa, no concelho da Mealhada, tinha levado ao corte da circulação, às 17:20, na Linha do Norte, entre Mealhada Norte e Souselas (Coimbra), e na Linha da Beira Alta, entre Mealhada Norte e Mortágua.
Devido a uma redução do nível da água foi possível restabelecer "a circulação em ambas as vias", com os comboios a circularem a velocidade reduzida (10 km/h), referiu a mesma fonte da IP.
Apesar do restabelecimento de circulação neste ponto, ambas as linhas continuam cortadas noutros pontos.
A Linha do Norte continua com a circulação suspensa entre Oliveira do Bairro e Mogofores, concelho de Anadia, e a Linha da Beira Alta mantém o serviço interrompido entre Luso, concelho da Mealhada, e Oliveira do Bairro.
Nas duas situações a circulação foi suspensa devido à queda de uma árvore sobre a catenária (sistema de distribuição e alimentação elétrica aéreo).
A passagem da depressão Elsa, em deslocação de norte para sul, provocou em Portugal dois mortos, um desaparecido e deixou perto de 80 pessoas desalojadas, registando-se entre quarta-feira e as 12:00 de hoje cerca de 7.000 ocorrências, na sua maioria inundações e quedas de árvore.
Num balanço feito ao início da tarde, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referiu que os distritos mais afetados são Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Braga e Lisboa.
Segundo a Proteção Civil, até às 20:00 deverá verificar-se um agravamento do estado do tempo, sendo depois expectável que a situação comece a estabilizar.
O IPMA tem hoje sob aviso laranja (o segundo mais grave) 12 distritos de Portugal continental e a costa norte da Madeira devido sobretudo à agitação marítima. Leiria, Santarém e Portalegre estão sob aviso laranja também devido às previsões de precipitação forte durante a tarde.
O IPMA alertou para os efeitos de uma nova depressão, denominada Fabien, que atingirá Portugal no sábado, em especial o Norte e o Centro, estando previstos intensos períodos de chuva e vento forte de sudoeste, com rajadas que podem atingir 90 km/hora no litoral norte e centro e 120 km/hora nas terras altas.
Mau Tempo: Restabelecida circulação nas linhas do Norte e Beira Alta
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres