Sábado – Pense por si

Madrugada com cerca de 130 sismos de média magnitude em São Miguel

12 de fevereiro de 2018 às 08:11
As mais lidas

IPMA confirma aumento da actividade sísmica na região do Congro. Sismos com magnitudes entre os 2,7 e 3,2. Autoridades receberam várias chamadas da população.

Cerca de 130 sismos de média magnitude, com valores entre 1,9 e 3,2 na escala de Richter foram registados desde as 02h53 desta segunda-feira na ilha de São Miguel, Açores, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Dois sismos abalam sul de Espanha (vídeo)
Dois sismos abalam sul de Espanha (vídeo)

Em comunicado, o IPMA informa que desde as 02h53 hora local (03h53 no continente) desta segunda-feira tem sido detectado um aumento da actividade sísmica na região do Congro (Lago do Congro, Vila Franca do Campo).

Como exemplo, e de acordo com o IPMA, os sismos foram sentidos nas freguesias de Porto Formoso, Rabo de Peixe, Água do Alto e Furnas com magnitude de 2,7, 3,0, 3,2, 3,2 e 3,1, respectivamente, entre as 03h06 e 04h05.

Posteriormente, foram sentidos mais sismos nas zonas da Ribeira Seca (freguesia de Vila Franca do Campo) e em São Brás (freguesia da Ribeira Grande) com magnitudes a variar entre 2,9 e 3,2, respectivamente. O IPMA adiantou ainda que serão espectáveis mais sismos sentidos naquela zona.

População preocupada

ÀLusa, uma fonte do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores disse que os serviços receberam alguns pedidos de informação sobre os abalos, apesar de esta situação "não ser nova para os açorianos". A mesma fonte adiantou que o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores está a acompanhar a situação, encontrando-se de prevenção.

Devido à situação, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda à população que mantenha a calma e conte com a ocorrência de possíveis réplicas.

A população não deve "acender fósforos nem isqueiros, pois pode haver fugas de gás", deve observar se a casa sofreu danos graves e sair imediatamente se suspeitar que não oferece condições de segurança", refere.

O Serviço de Protecção Civil recomenda também que em caso de dúvida sobre a integridade dos circuitos de gás, electricidade ou água, estes devem ser desligados imediatamente.

"Nunca utilize os elevadores, confirme a validade do seu Kit de emergência e reveja o seu conteúdo com o seu agregado familiar e verifique se existem feridos e, se necessário, preste os primeiros socorros", indica o serviço de protecção civil.

É também recomendado à população cuidados a ter com vidros partidos ou cabos de electricidade, a limpar imediatamente os produtos inflamáveis que se tenham derramado e a soltar os animais domésticos.

O Serviço Regional de Protecção Civil pede ainda a população que se afaste das praias porque pode ocorrer uma onda gigante (tsunami), a ligar o rádio e ficar atento às recomendações difundidas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!