Sábado – Pense por si

Madeira regista mais 43 casos de covid-19

Até hoje, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 2.650 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram.

A Madeira regista hoje 43 novos casos de infeção com o novo coronavírus - 12 importados e 31 de transmissão local - elevando o total para 1.190 desde 16 de março, divulgou a Direção Regional da Saúde (DRS).

Até hoje, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira (RAM) 2.650 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram, indica o boletim da DRS sobre a situação epidemiológica da pandemia no arquipélago.

"Hoje há 43 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 1.190 casos confirmados de covid-19 no território regional, tratando-se de 12 casos importados (11 provenientes do Reino Unido e um da França) e 31 casos de transmissão local, associados a contactos ou contextos de casos positivos anteriormente identificados", refere.

A DRS assinala um caso positivo na área social, tratando-se de um profissional em formação, identificado no âmbito do rastreio de contactos de um caso positivo proveniente de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

Hoje há mais 26 casos recuperados a reportar, passando a região a contabilizar 861 casos recuperados da covid-19 e um total de oito óbitos associados à doença.

A DRS salienta que são 321 os casos ativos, dos quais 74 são casos importados e 247 são casos de transmissão local.

Relativamente à residência dos casos ativos, 47 são não-residentes e 274 são residentes na RAM.

Quanto ao isolamento dos casos ativos, 39 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 263 em alojamento próprio e 19 pessoas encontram-se hoje internadas, 18 na Unidade Polivalente e 1 na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à covid-19.

No total, há 63 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, todas relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, EPERAM).

Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 21.930 chamadas, mais 256 chamadas nas últimas 24 horas.

Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 2.028 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

No que respeita a vigilância de viajantes, 17.169 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

Quanto aos testes de PCR para despiste de covid-19 realizados na RAM, a DRS assinala que, no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, "há a reportar um total cumulativo de 125930 colheitas para teste à COVID-19 realizadas até às 18:30 de hoje".

No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM para teste de PCR ascendem a 205.170.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.675.362 mortos resultantes de mais de 75,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.063 pessoas dos 366.952 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.