Sábado – Pense por si

LPFP: Sociedade portuguesa "deve atuar no combate" ao racismo

20 de fevereiro de 2020 às 20:43
Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
As mais lidas

"A primeira mensagem que deixo é que a sociedade portuguesa deve dar uma resposta no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância", disse Pedro Proneça.

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, disse hoje que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância.

A Liga vai lançar durante este fim de semana uma campanha com o nome 'Não', que decorrerá durante a 22.ª jornada das I e II ligas, numa resposta ao incidente dos insultos racistas ao futebolista do FC Porto Moussa Marega, durante o encontro entre Vitória de Guimarães e 'dragões' da 21.ª jornada - vitória 'azul e branca' por 2-1 -, em que o avançado maliano abandonou o recinto de jogo.

"A primeira mensagem que deixo é que a sociedade portuguesa deve dar uma resposta no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga está desde 2015 na primeira linha deste combate e esta campanha é mais um sinal de intolerância para com estes fenómenos", disse hoje à agência Lusa Pedro Proença.

Como ação imediata, além desta campanha, Pedro Proença disse que agora "vão ser revistos todos os artigos do regulamento disciplinar da Liga e vai ser pedido um agravamento no que concerne ao combate à violência, racismo e intolerância".

"Deste modo, pretendemos que já para o ano haja um agravamento claro, para que comportamentos destes sejam erradicados do futebol", sublinhou.

Pedro Proença lembrou ainda que "na responsabilização penal, estes comportamentos são crime, pelo que é necessária rapidez nas decisões em casos como o de Guimarães e noutros semelhantes", tendo salientado ainda que, apesar de a Liga querer liderar o processo, "é necessário que os poderes executivo e judicial cumpram as suas obrigações nesta matéria".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.