Sábado – Pense por si

Guerra entre camaradas socialistas na maçonaria

Fernando Esteves
Fernando Esteves 12 de maio de 2016 às 08:00

Em emails internos a que a SÁBADO teve acesso, Rui Paulo Figueiredo ataca Júlio Meirinhos, actual Grão-Mestre da Grande Loja Legal de Portugal

O ambiente na Grande Loja Legal de Portugal/Grande Loja Regular de Portugal (GLLP/GLRP), um dos dois maiores ramos da maçonaria em Portugal, está ao rubro. De um lado, os apoiantes do actual grão-mestre, o socialista Júlio Meirinhos. Do outro lado da barricada está outro socialista, este próximo do ex-primeiro -ministro José Sócrates. Trata-se de Rui Paulo Figueiredo, que ficou célebre depois de ter sido acusado pela Presidência da República de, na qualidade de membro do gabinete de José Sócrates, ter "espiado" Cavaco Silva durante uma visita que o agora ex-Presidente da República realizou à Madeira em 2008.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.