Sábado – Pense por si

Governo volta a permitir venda de aves em mercados ao ar livre

24 de março de 2016 às 20:51
As mais lidas

Proibição tinha sido decretada em Dezembro, depois terem sido detectados em França alguns focos de gripe aviária em aves de capoeira

O Governo levantou a proibição de realização de mercados de aves ao ar livre, permitindo assim a venda destes animais nesses locais, que tinha sido proibida devido aos focos de gripe aviária detectados em aves de capoeira.

"Tendo em conta os resultados sistematicamente negativos para a pesquisa de vírus da gripe aviária em aves selvagens em Portugal [...] entendeu-se estarem de novo reunidas as condições para que estes eventos possam voltar a realizar-se", revelou, esta quarta-feira, o Ministério da Agricultura, em comunicado.

Depois de terem sido detectados em França alguns focos de gripe aviária em aves de capoeira, foi decretada em Dezembro, pelos Serviços do Ministério da Agricultura, a proibição de realização de mercados de aves, espectáculos e eventos culturais que incluam a participação de aves, nas zonas consideradas "de risco".

No passado dia 13 de Janeiro, o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, disse que Portugal decidiu proibir a venda de aves vivas nos mercados devido aos focos de gripe aviária em território francês e que a medida se manteria enquanto fosse considerada necessária.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!