Sábado – Pense por si

Fogo descontrolado em Óbidos ameaça três aldeias

15 de outubro de 2017 às 21:40
As mais lidas

Comandante dos bombeiros locais queixa-se da falta de meios. Só estão a ser protegidas habitações.

Um incêndio descontrolado lavra em Óbidos e a centena de bombeiros no terreno está apenas a proteger habitações das aldeias de Casais Ladeira, Perna de Pau e Olho Marinho face à escassez de meios, disse o comandante dos bombeiros locais.

Carlos Silva queixou-se à agênciaLusada escassez de meios, explicando que já estiveram no local 132 bombeiros e 32 veículos, mas, devido à ocorrência de outros incêndios na zona de Caldas da Rainha, foram desmobilizados meios, ficando no local cerca de 100 bombeiros e 28 veículos.

De acordo com o comandante dos bombeiros, o incêndio, com três frentes activas, está a ameaçar habitações nas aldeias de Casais Ladeira, Perna de Pau e Olho Marinho.

Os bombeiros limitam-se a "fazer prevenção às habitações, enquanto o fogo arde livremente, sublinhou o responsável, adiantando que se avizinha uma "noite difícil" face à impossibilidade de serem mobilizados mais meios devido à ocorrência de diversos incêndios no distrito de Leiria.

"Estamos a pedir aos populares que nos ajudem com mangueiras e máquinas agrícolas", disse.

Devido ao incêndio, estão cortados o Itinerário Principal IP6 (Peniche/Óbidos) e a estrada nacional EN114.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.