Escola na Nazaré reabre no dia 30 após episódio de tiroteio

Lusa 29 de janeiro de 2018
As mais lidas

"A situação está devidamente resolvida com a colaboração das autoridades", esclareceu direcção em comunicado.

A escola Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, encerrada hoje devido a uma rixa que provocou a morte de um homem, reabre na terça-feira, divulgou a direcção assegurando não haver professores, alunos ou funcionários envolvidos. 

"A situação está devidamente resolvida com a colaboração das autoridades, não tendo havido alunos, professores e funcionários envolvidos nos acontecimentos lamentáveis", esclareceu em comunicado a direcção do Agrupamento de Escolas da Nazaré, na sequência das agressões registadas hoje de manhã.

A escola foi hoje encerrada devido a uma rixa envolvendo familiares de um aluno e que resultaram na morte de homem de 67 anos, transportado ao Hospital de Santo André, em Leiria, com "lesões provocadas por arma de fogo e por arma branca", confirmou a instituição à agência Lusa. 

A vítima foi transportada ao hospital de Leiria e "admitido na emergência em manobras de Suporte Avançado de Vida, efectuadas pela equipa da VMER", divulgou o hospital, onde foram tentadas "sem sucesso" manobras de reanimação. 

Na origem da agressão esteve "um desentendimento entre dois adultos do sexo masculino, familiares de um aluno", revelou Bruno Soares, comissário da PSP de Leiria, acrescentando "foram disparados vários tiros e verificadas agressões com arma branca. 

O agressor, de 40 anos, "foi controlado e detido por elementos da Escola Segura, encontrando-se à guarda da PSP", divulgou a mesma fonte.

A arma foi apreendida e a investigação entregue à Polícia Judiciária.

A agressão teve início cerca das 10:00, no átrio da escola, na presença de alunos, alguns dos quais receberam acompanhamento psicológico.

Os alunos foram retirados da escola, que se mantém encerrada, disse à Lusa o vereador da Educação na Câmara da Nazaré, Manuel Sequeira.

Em comunicado, a direcção do agrupamento esclareceu, entretanto, que "o serviço na escola sede mantém-se em funcionamento, retomando a normalidade a partir de amanhã [terça-feira]".

A direcção apela ainda "à compreensão da comunidade e à manutenção da tranquilidade necessária" pode ler-se no comunicado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais