Estima-se que estejam a bordo "sete a nove" pescadores, todos da zona de Peniche. Dois navios e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa estão envolvidos nas buscas.
O porta-voz deste ramo das Forças Armadas, Fernando Pereira da Fonseca, explicou na tarde de hoje à agência Lusa que, de acordo com a informação disponível até ao momento, estimam-se que estejam a bordo "sete a nove" pescadores, todos da zona de Peniche, no distrito de Leiria, acrescentando que a embarcação de pesca de espadarte tem 28 metros de cumprimento.
Nas buscas para encontrar a embarcação que lançou o alerta às 23:50 de quarta-feira (hora de Lisboa), quando navegava a cerca de 570 quilómetros de Peniche, estão envolvidos dois navios e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.
O porta-voz da Marinha explicou, anteriormente, que a autoridade marítima recebeu um alerta e que as ligações posteriores para entrar em contacto com a embarcação em causa ocorreram "sem sucesso".
Num comunicado, a Marinha refere que "está a coordenar as buscas por uma embarcação de pesca que está incontactável desde as 23:50" de quarta-feira, acrescentando que "se estima que tenha a bordo entre sete e nove tripulantes".
O alerta foi recebido no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, através da boia transmissora do sinal de emergência da embarcação, que "indicou uma posição a cerca de 310 milhas náuticas (574 quilómetros) a oeste de Peniche".
Os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa e de Ponta Delgada "tentaram estabelecer contacto telefónico, contacto via rádio e através de outros navios na área com a embarcação, mas sem sucesso até ao momento", não tendo sido localizados "quaisquer objetos pertencentes à mesma".
A nota da Marinha indica que estão empenhados nas buscas os navios "Viana do Castelo" e "António Enes", e uma aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa. Foi também solicitado à navegação na área que participasse nas buscas.
Marinha procura pescadores desaparecidos da zona de Peniche
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.