Sábado – Pense por si

DGS remete reabertura dos centros de dia para Ministério da Segurança Social

22 de julho de 2020 às 17:55
As mais lidas

Subdiretor Geral da Saúde afirmou que a DGS "está disponível para continuar a ajudar na reabertura" e a "articular-se" com a tutela na elaboração de orientações de prevenção da covid-19.

A autorização para a reabertura dos centros de dia é do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, estando a Direção Geral da Saúde disponível para elaborar normas de prevenção da covid-19 para essas instituições, afirmou hoje o subdiretor Geral da Saúde.

"Como está expressa na resolução do Conselho de Ministros, a decisão de reabertura dos centros de dia não compete a nós [DGS], mas ao Ministério do Trabalho", disse Diogo Cruz na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia.

O subdiretor Geral da Saúde afirmou que a DGS "está disponível para continuar a ajudar na reabertura" e a "articular-se" com a tutela na elaboração de orientações de prevenção da covid-19 nos centros de dia.

Diogo Cruz justificou o atraso na reabertura dos centros de dia com o facto de ter utentes de "grupos de risco significativo para a covid-19".

A agência Lusa questionou o Ministério do Trabalho e da Segurança Social e aguarda esclarecimentos.

O jornal Público noticiou que há famílias e cuidadores em exaustão por não disporem dessa resposta para os seus familiares.

Àquele diário, o Ministério da Segurança Social informou que está, com a DGS, a "harmonizar as orientações para a reabertura desta resposta em condições de segurança".

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 616 mil mortos e infetou quase 15 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.702 pessoas das 49.150 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.