Sábado – Pense por si

Detectado mais um caso de sarampo. São já 85

01 de abril de 2018 às 17:06
Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

Dos 85 casos, 74 estão curados e 11 estão com a doença, afirma a DGS, segundo a qual 19 casos estão em investigação e 204 foram dados como negativos.

sarampo, saúde, vacinas, surto, vacina, contágio
Sarampo manifesta-se através do aparecimento de manchas no corpo
sarampo, saúde, vacinas, surto, vacina, contágio
Sarampo manifesta-se através do aparecimento de manchas no corpo

O surto de sarampo registou mais um caso, nas últimas 24 horas, elevando para 85, dos quais apenas um se encontra hospitalizado, anunciou hoje a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Dos 85 casos, 74 estão curados e 11 estão com a doença, afirma a DGS, segundo a qual 19 casos estão em investigação e 204 foram dados como negativos.

A DGS não dá pormenores, mas esclarece que a maioria dos casos está ligada ao Hospital de Santo António, no Porto, e atesta que "está em curso a investigação epidemiológica detalhada da situação, que inclui investigação laboratorial de todos os casos".

"O vírus do sarampo é transmitido por contacto directo com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar, quando a pessoa infectada tosse ou espirra", explicou a DGS no comunicado, lembrando que os sintomas do sarampo aparecem, geralmente, entre dez e 12 dias depois de a pessoa ser infectada e "começam habitualmente com febre, erupção cutânea, tosse, conjuntivite e corrimento nasal".

Existe vacina contra o sarampo no Programa Nacional de Vacinação, que deve ser administrada aos 12 meses e 5 anos de idade.

Os profissionais de saúde devem ter as duas doses da vacina independentemente da sua idade.

Quem já teve sarampo está imunizado e não voltará a ter a doença.

As pessoas com o esquema vacinal completo podem contrair a doença, mas de forma leve e não são veículo de transmissão, segundo as autoridades de saúde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.