Obrigatoriedade do uso de máscara, que abrange os trabalhadores docentes e não docentes e investigadores que regressem ao trabalho presencial, é uma das medidas previstas pela universidade na fase de recuperação.
O uso de máscara vai passar a ser obrigatório, a partir de segunda-feira, nas instalações da Universidade de Évora (UÉ), no âmbito do plano de contingência covid-19 da instituição, foi hoje divulgado.
Segundo a academia, a obrigatoriedade do uso de máscara, que abrange os trabalhadores docentes e não docentes e investigadores que regressem ao trabalho presencial, é uma das medidas previstas na fase de recuperação prevista no plano.
O documento determina ainda o "retorno dos estudantes para realização de aulas de recuperação presenciais ou treino específico de competências", acautelando-se, contudo, "o número máximo de estudantes por grupo".
As cantinas e bares, refere o plano, também vão poder retomar a sua atividade regular, desde que "se mantenha a redução da ocupação para apenas 1/3 da capacidade disponível", continuando a privilegiar-se o serviço de 'take-away'.
A UE anunciou ainda que entregou hoje os primeiros computadores portáteis a estudantes da academia com dificuldades económicas, ao abrigo do Fundo de Emergência Covid-19, criado em parceria com o Banco Santander.
Segundo a academia alentejana, a distribuição de computadores portáteis aos estudantes é feita "a título de empréstimo" e tem "o intuito de agilizar o acompanhamento das aulas em regime e-learning".
"Esta pandemia colocou várias famílias portuguesas em situação de sufoco económico e há vários estudantes da UÉ que não dispõem das condições ideais para continuar o seu processo de aprendizagem à distância", sublinhou a instituição.
Segundo o 'site' da Direção-Geral da Saúde (DGS), no Alentejo, há 218 casos de infeção confirmados e registo de um morto associado à covid-19.
Portugal contabiliza 989 mortos associados à covid-19 em 25.045 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da DGS sobre a pandemia.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Covid-19: Universidade de Évora impõe uso de máscara a partir de segunda-feira
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.