Foram detetados 72 residentes com covid-19 nas instalações. Os funcionários foram colocados em isolamento.
O responsável pelo Lar Nossa Senhora das Dores, Vila Real, disse hoje que os idosos residentes vão começar a regressar "muito em breve" à instituição e que o número de mortes associadas à covid-19 é de oito.
Eugénio Varejão, presidente do conselho de administração da instituição, referiu hoje à agência Lusa que morreram oito utentes da instituição que estavam infetados com o novo coronavírus, apontando que a maioria deles tinha mais de 90 anos e outras patologias associadas.
O Lar Nossa Senhora das Dores, localizado no centro da cidade, foi evacuado na noite de 28 para 29 de março, depois de terem sido detetados 72 residentes com covid-19.
Nessa altura, foram transferidos 53 utentes para o Trofa Saúde Hospital, localizado em Vila Real, e o edifício foi descontaminado pelo Exército.
Com a evacuação do lar, os funcionários, a maioria também com coronavírus, foram para isolamento, o que levantou um problema de falta de recursos humanos.
Eugénio Varejão explicou que, ao longo desta semana, foi constituída uma equipa de 38 colaboradores que irá ter formação sobre a utilização dos equipamentos de proteção e que estará a trabalhar a partir de segunda-feira.
A equipa poderá ser reforçada, visto que hoje se realizaram mais entrevistas.
O objetivo, segundo o responsável, é que os residentes possam começar a regressar "muito em breve" ao lar.
Eugénio Varejão referiu que, relativamente aos recursos humanos, a saúde é a área em que há mais dificuldades em contratar e ressalvou que o lar terá que garantir profissionais quer na instituição quer no hospital privado, enquanto lá estiverem residentes.
Devido à cadeia de contacto identificada no Lar de Nossa Senhora das Dores, a câmara acionou no dia 24 de março o plano de emergência municipal.
O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, disse, na semana passada, que à volta desta cadeia de contacto foram infetadas "cerca de 100 pessoas".
Segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), há no concelho de Vila Real 131 pessoas com covid-19.
Em Portugal, de acordo com a DGS, registaram-se hoje 409 mortes, mais 29 do que na véspera (+7,6%), e 13.956 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 815 em relação a quarta-feira (+6,2%).
Covid-19: Lar de Vila Real com oito mortes associadas à covid-19
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?