Sábado – Pense por si

Covid-19: Lar de idosos em Famalicão com 43 infetados

Centro Social e Paroquial de São Cosme tem 26 residentes e 17 funcionários infetados com o novo coronavírus, anunciou a Administração Regional de Saúde do Norte.

O lar de idosos do Centro Social e Paroquial de São Cosme, em Vila Nova de Famalicão, regista 43 casos positivos de covid-19, dos quais 26 residentes e 17 profissionais, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).

Em resposta escrita enviada à Lusa, a ARSN refere que no dia 31 de agosto a Autoridade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde de Famalicão teve conhecimento de um caso positivo de covid-19 num utente na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) do Centro Social e Paroquial de São Cosme.

A partir daí, foi dado início aos procedimentos inerentes à intervenção de saúde pública, preconizados nas orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde, no âmbito da intervenção para prevenção e controlo da covid-19, nomeadamente a investigação epidemiológica, com a identificação dos contactos, a avaliação do risco da exposição e a determinação das medidas de saúde públicas necessárias e adequadas, em função da referida avaliação.

"Foi realizado teste para deteção de infeção por SARS-CoV-2 a todos os utentes e profissionais da referida ERPI, tendo sido identificados 43 casos positivos, dos quais 26 residentes e 17 profissionais", acrescenta a ARSN.

Diz ainda que todo o processo vem sendo desenvolvido, em articulação, pelas autoridades de Saúde local e regional, câmara municipal, Centro Distrital de Segurança Social de Braga, Proteção Civil e responsáveis da instituição.

"As autoridades de saúde continuarão a acompanhar a evolução desta situação e a desenvolver as medidas de saúde pública consideradas necessárias, em articulação com as entidades da comunidade", remata a ARSN.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 863.679 mortos e infetou mais de 26 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.829 pessoas das 59.051 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.