Sábado – Pense por si

Covid-19: Infetados todos os utentes de lar em Argozelo, Vimioso

12 de dezembro de 2020 às 15:26
As mais lidas

O número de pessoas infetadas pelo SARS-CoV- 2 no Lar de Argozelo, no concelho de Vimioso, subiu para 28, após a deteção de mais nove casos positivos depois uma nova testagem.

O número de pessoas infetadas pelo SARS-CoV- 2 no Lar de Argozelo, no concelho de Vimioso, subiu para 28, após a deteção de mais nove casos positivos depois uma nova testagem efetuada na sexta-feira, anunciou hoje a instituição.

"Temos mais nove novos casos positivos. Os utentes do lar, num total de 19, estão todos infetados. A este número juntam-se mais dois funcionários que também restaram positivo para o novo coronavírus, número que sobre para sete casos de infeção", explicou à Lusa António Oliveira, membro da direção daquela instituição do distrito de Bragança.

O responsável, deixou a garantia que todos os utentes "estão estáveis" e que estão a ser acompanhados por um médico e enfermeiros.

No Lar do Centro Social Nossa Senhora das Dores, registou-se a morte de duas utentes com 84 e 89 anos, que tinham outras patologias associadas.

Segundo António Oliveira, as autoridades públicas de saúde testaram na sexta-feira toda a comunidade do Lar do Centro Social Nossa Senhora das Dores, em Argozelo, composta por 37 pessoas, incluindo elementos da direção.

O lar já foi sujeito a vários processos de desinfeção levado a cabo pela Proteção Civil Municipal.

O primeiro caso detetado no Lar do Centro Social Nossa Senhora das Dores, em Argozelo, aconteceu no dia 02 de dezembro.

Segundo o último boletim epidemiológico emitido na sexta-feira pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, a que a Lusa teve acesso, o concelho de Vimioso registava 84 casos ativos de covid-19.

O mesmo documento indica que na vila de Argozelo há um surto com 62 casos ativos registo efetuado até às 15 horas de sexta-feira.

De acordo com o mesmo boletim, no distrito de Bragança, que é composto por 12 concelhos, há 688 pessoas com a doença ativa provocada pelo SARS-CoV-2 e o registo de 77 mortes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,5 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 5.461 em Portugal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.