Sábado – Pense por si

Costa: "PSD acordou para Cultura no dia em que a Cultura protestou”

Primeiro-ministro defendeu ministro da Cultura e defendeu reforço de 2,2 milhões de euros para o concurso de apoio às artes .

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu, esta quinta-feira, que o novo reforço de 2,2 milhões de euros para o concurso de apoio às artes é a "medida adequada" para permitir uma "avaliação serena do modelo", admitindo alterações "se for caso disso".

António Costa
António Costa
António Costa
António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, respondia no debate quinzenal no parlamento à deputada do PEV Heloísa Apolónia, que questionou não apenas os "reforços minúsculos" deste programa mas também os "critérios e o modelo", que disse não estarem adequados.

Heloísa Apolónia considerou insuficiente o financiamento previsto de 19,2 milhões de euros, sustentando que o "mínimo que se considera justo" seriam 25 milhões de euros e advertiu que o modelo do programa pretende 'democratizar' mas tem tido o efeito de "desmotivação" dos agentes culturais.

"Quando diz que o apoio é minúsculo, digo que há 43 entidades que não estavam previstas receber apoio e passarão a ter apoio com este reforço orçamental", sublinhou o António Costa.

António Costa defendeu que o alargamento agora anunciado "é a medida adequada para garantir e permitir uma avaliação serena e avaliar um modelo que é novo retirar as ilações", admitindo confirmá-lo ou "alterando se for caso disso".

Já em resposta ao líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, Costa disse que "tem ministro da Cultura e tem Governo para a Cultura". "O PSD acordou para Cultura no dia em que a Cultura protestou", acusou o líder do Executivo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!