Sábado – Pense por si

Cinco distritos continuam sob aviso de calor. Temperaturas em Lisboa chegam aos 30ºC

Nas situações de risco muito elevado é aconselhado a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol.

Os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro continuam hoje sob aviso amarelo devido à persistência do tempo quente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Este aviso vai vigorar até às 21:00 de domingo.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Quanto à radiação ultravioleta, todo o território de Portugal continental apresenta hoje um risco muito elevado.

Nas situações de risco muito elevado é aconselhado a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol.

O cálculo do risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

No continente, o céu vai apresentar-se hoje geralmente limpo, o vento pode soprar por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas. É ainda esperada uma pequena descida de temperatura no Norte e Centro.

Para os Açores aguardam-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e na Madeira são igualmente esperados períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul e nas terras altas, enquanto o vento poderá ser forte nas terras altas e nos extremos e deverá ainda haver uma pequena subida da temperatura máxima.

Lisboa vai chegar aos 30 graus Celsius, Ponta Delgada aos 23 e Funchal aos 27.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.