Sábado – Pense por si

Candidaturas ao superior arrancam esta segunda-feira

Os alunos podem concorrer até dia 7 de Agosto e os resultados serão divulgados um mês depois, a 7 de Setembro, no portal da DGES

A 1.ª fase de acesso ao ensino superior dá início esta segunda-feira com 50.555 vagas disponíveis para 1.048 cursos em universidades e politécnicos públicos, iniciando-se a entrega de candidaturas através do portal da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES).

 

O processo de candidaturas irá decorrer até 07 de Agosto, e os resultados do concurso vão ser divulgados um mês depois, a 07 de Setembro, no portal da DGES.

 

De acordo com os dados disponibilizados pela DGES, há este ano menos 265 vagas no ensino superior público na 1.ª fase do concurso nacional de acesso, face às 50.820 de 2014, uma redução em termos percentuais inferior a 1%.

 

O número de vagas para aceder aos cursos superiores públicos está em queda desde 2012, depois de em 2011 se ter atingido um pico de oferta com 53.500 vagas levadas a concurso.

 

A quebra no número de vagas tem sido acompanhada pela quebra no número de candidatos, uma tendência que apenas mostrou sinais de inversão no ano passado, o primeiro desde 2008 a registar um aumento nas candidaturas, com 42.455 estudantes a tentar aceder ao ensino superior na 1.ª fase.

 

Em 2015, 28.242 vagas (56%) são para cursos nas universidades e 22.313 (44%) para cursos nos institutos superiores politécnicos, uma distribuição entre os dois subsistemas que se tem mantido estável nos últimos 15 anos.

 

As colocações na 1.ª fase de 2014 deixaram apenas por preencher 13.168 vagas, menos 1.008 do que em 2013.

 

Os candidatos ao ensino superior que não consigam um lugar nas universidades e politécnicos nesta fase, terão ainda a hipótese de se candidatar na 2.ª e 3.ª fase.

 

Os candidatos podem encontrar informação estatística sobre os cursos no portal Infocursos em http://infocursos.mec.pt/.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.