NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Presidente da Câmara, José Pio, diz que Plano de Emergência Municipal foi accionado uma vez que o incêndio "chegou mesmo às casas" em Belver
A Câmara de Gavião, distrito de Portalegre, decidiu esta noite activar o Plano de Emergência Municipal, em virtude da reactivação do incêndio que afecta o concelho e que lavra perto de várias localidades.
De acordo com o presidente da Câmara, José Pio, o Plano de Emergência Municipal foi accionado cerca das 20h, uma vez que o incêndio "chegou mesmo às casas" em Belver, "contornou" a vila de Gavião e dirige-se nesta altura em direcção às aldeias de Degracia e Atalaia. "O incêndio está muito violento, tem várias frentes activas, não está fácil. Neste momento há populações em risco", disse.
"Já chega de terrorismo, isto é uma imagem dantesca, aquilo que nós temos observado nos últimos dias. Há fogo por todo o lado, as pessoas estão desesperadas ao ver arder o trabalho de uma vida, isto não pode continuar assim", acrescentou.
Para José Pio, os incendiários devem ser "punidos exemplarmente", exortando o Governo a "alterar leis" nesse sentido. "Já não acredito mais em deflagrações espontâneas, isto acontece porque tem que acontecer e os incendiários espalhados de uma forma brutal, isto já me cheira a crime organizado", alertou.
A aldeia do Cadafaz foi evacuada hoje à tarde, "à excepção dos que nem a GNR conseguiu tirar", e foi também evacuada a Praia Fluvial do Alamal, junto ao rio Tejo, disse o autarca.
A praia fluvial do Alamal estava durante a tarde de hoje "cheia de gente", tendo as pessoas sido aconselhadas a ir para o centro da vila de Gavião.
Durante a tarde já tinham sido retiradas pessoas das aldeias de Torre Cimeira e Torre Fundeira e encaminhadas para as instalações do lar de idosos de Belver e para a Santa Casa da Misericórdia de Gavião.
Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o combate às chamas mobilizava, às 20:50, um total de 472 operacionais, 157 apoiados por 120 viaturas.
Câmara de Gavião activa Plano de Emergência Municipal
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres