Vão ser atribuídos apoios económicos no valor de 65 mil euros a cerca de 1.350 alunos do concelho que vão frequentar o 1.º ciclo do ensino básico público e particular.
A Câmara da Guarda anunciou hoje que vai atribuir apoios económicos no valor de 65 mil euros a cerca de 1.350 alunos do concelho que vão frequentar o 1.º ciclo do ensino básico público e particular.
Segundo a autarquia, os apoios são atribuídos no âmbito das medidas de promoção do acesso à igualdade de oportunidades e de promoção do sucesso escolar.
"Estes apoios materializam-se na oferta dos livros suplementares de fichas a todos os alunos do 1.º ciclo [do ensino básico] e apoio monetário para a aquisição de material escolar aos alunos posicionados no escalão A e B da Ação Social Escolar", explica o município da Guarda em comunicado.
De acordo com a nota, "esta é uma das formas de a autarquia promover a igualdade no acesso ao ensino e minimizar os encargos financeiros das famílias com a Educação" no próximo ano letivo.
Para além destes apoios, a Câmara Municipal da Guarda, presidida por Carlos Chaves Monteiro, disponibiliza ainda a todas as crianças que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico uma Rede de Componentes de Apoio à Família que acolhe as crianças em horários não letivos, de manhã e de tarde, e assegura o fornecimento de refeição (almoço).
No ano letivo de 2019/2020, o município continuará também a garantir o transporte escolar dos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, "sempre e quando a distância da residência ao estabelecimento de ensino frequentado for superior a três quilómetros, dependendo se o mesmo está ou não equipado com cantina/refeitório".
A autarquia da Guarda sublinha na nota que "continua empenhada em valorizar e dar prioridade a políticas educativas e sociais, reforçando todo o apoio para que os jovens do concelho da Guarda possam ter acesso a uma educação com sucesso".
Câmara da Guarda investe 65 mil euros no apoio a alunos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O ChatGPT foi lançado no final de 2022 e, desde então, grande parte do conteúdo que encontramos online passou a ser produzido, parcial ou totalmente, por inteligência artificial. Falta discutir limites éticos.
Os governos devem instituir burocracias de inovação, constelações de organizações públicas que criam, fazem, financiam, intermedeiam e regulam inovação, suportando a estabilidade ágil do Estado empreendedor.
Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.