Sábado – Pense por si

Braga: Uma casa ardeu e um hotel foi evacuado

Fonte da Protecção Civil garantiu que "não há feridos a registar".

Uma casa ardeu em Braga e um hotel situado "no acesso à Falperra" foi evacuado, confirmou àLusafonte da Protecção Civil de Braga, que salientou que "não há feridos a registar" e que os meios "estão bem colocados".

"Há confirmação de uma casa ardida em Braga, em Fraião, e já se procedeu ao realojamento dos dois idosos que nela habitavam. Foi também evacuado um hotel que fica no acesso à Falperra e foram feitas evacuações também nas freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães", disse a referida fonte.

A mesma fonte salientou que "há casas situadas pelos locais por onde o fogo se está a propagar mas os meios estão bem colocados para as proteger".

Em declarações à Lusa, o vereador da Protecção Civil de Braga, cerca das 23h00, explicou que o fogo que agora gera mais preocupações resultou de "projecções de um outro incêndio" que começou sábado de madrugada e que "já foi controlado" mas que arderam mais de 200 hectares.

Fonte da GNR confirmou ainda que a estrada municipal 309, que liga a cidade de Braga ao Sameiro e a estrada municipal 585, entre a freguesia de Longos e o cruzamento com a 309, estão cortadas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.