Sábado – Pense por si

BE denuncia existência de baratas na cozinha do Hospital da Covilhã

02 de março de 2018 às 19:15
As mais lidas

Centro Hospitalar da Cova da Beira garante que a situação já foi ultrapassada após a realização de uma desinfestação.

O Bloco de Esquerda (BE) denunciou esta sexta-feira a existência de baratas na cozinha e no refeitório do Hospital da Covilhã, situação que esta unidade hospitalar garante já ter sido ultrapassada após a realização de uma desinfestação.

hospital da covilhã
hospital da covilhã

Em comunicado enviado à agênciaLusa, o Núcleo Concelhio da Covilhã do BE refere que "teve conhecimento de que no Hospital Pêro da Covilhã é frequente encontrarem-se baratas, nomeadamente na zona da cozinha, refeitório e carros de transporte de refeições para os serviços".

De acordo com o BE, esta não será uma situação recente e levou mesmo ao encerramento da cozinha para trabalhos de higienização e desinfestação entre os dias 16 e 18 de Fevereiro.

"No entanto, esta medida não foi eficaz, uma vez que, já após o encerramento, continuam a aparecer baratas no hospital", garante os bloquistas.

Lembrando que esta unidade hospitalar está acreditada pela Joint Commission International, o BE salienta que o hospital "não pode permitir que este tipo de situações se perpetuem no tempo" e defende que "deve ser feita uma intervenção séria", já que está em causa preservar o bem-estar dos doentes que ali se deslocam.

Contactado pela agênciaLusa, o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) respondeu, em comunicado, confirmou que "foi detectado o aparecimento deste tipo de insectos" e que foi imediatamente desencadeada uma resposta conjunta entre o CHCB e a empresa externa à qual está concessionada o espaço em causa.

"Assim, nos dias 16, 17 e 18 do passado mês de Fevereiro tiveram lugar trabalhos de higienização e desinfestação nas zonas referenciadas, situação que levou inclusive ao encerramento do refeitório e cozinha do Hospital Pêro da Covilhã. As refeições em causa foram asseguradas, tendo sido confeccionadas na cozinha do Hospital do Fundão, por forma a não prejudicar os doentes e o normal funcionamento dos serviços. A situação encontra-se actualmente ultrapassada", refere a nota do CHCB.

O CHCB garante ainda que após a intervenção se mantém "a estreita vigilância e monitorização de todos os serviços de alimentação hospitalar".

Por outro lado, ressalva que "os edifícios e habitações que comportam áreas especialmente quentes e húmidas, como é o caso das cozinhas, são alvos comuns e apetecíveis para o aparecimento de insectos como baratas" e sublinha que no CHCB é prática comum e que faz parte dos procedimentos "a apertada higienização e desinfecção destas áreas".

O Centro Hospitalar da Cova da Beira integra os Hospitais da Covilhã e no Fundão, no distrito de Castelo Branco.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.