Sábado – Pense por si

Bastidores: Entre ultras

João Carlos Silva
João Carlos Silva 03 de maio de 2017 às 17:00

Viajámos com os Super Dragões do Porto para Chaves e de Chaves para o Porto, de autocarro, sem restrições, mas incógnitos entre elementos dos Ultras 95. Foi mais do que uma experiência

Para a investigação que faz o tema de capa desta semana, os jornalistas Nuno Tiago Pinto, Cátia Andrea Costa e Raquel Lito desdobraram-se em contactos com antigos e actuais líderes e membros de claques, dirigentes de clubes, polícias e advogados. Gonçalo Correia foi mesmo para junto de uma das claques: viajou com os Super Dragões do Porto para Chaves e de Chaves para o Porto, de autocarro, sem restrições, mas incógnito entre elementos dos Ultras 95. Foi uma experiência: para lá, ouviu discussões sobre quase tudo, das opções tácticas do treinador aos relacionamentos amorosos de alguns membros, com uma insistência nas declarações de amor ao clube (só suplantado, observou um elemento, "pelo amor aos filhos").

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.