Sábado – Pense por si

Aviso laranja até final do dia em cinco distritos por causa da chuva e trovoada

O agravamento das condições meteorológicas prolonga-se até domingo, devido à ação de uma depressão centrada a oeste da Península Ibérica e que irá deslocar-se para nordeste a partir de sábado.

O aviso laranja por causa da chuva e trovada foi estendido até ao final do dia desta sexta-feira nos distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda e Vila Real, informou o Instituto Português do Mar e da Atrmosfera (IPMA).

João Cortesão/Medialivre

Segundo o IPMA, o aviso laranja, o segundo mais grave, estará ativo até às 21h de hoje nestes cinco distritos.

Sob aviso amarelo, também por causa da chuva e trovoada, estão os distritos de Viana do Castelo, Leiria, Portalegre e Castelo Branco (até às 21h), Évora, Beja e Faro (até às 18h) e Setúbal, Santarém e Lisboa (até às 9h).

De acordo com as previsões, o agravamento das condições meteorológicas prolonga-se até domingo, devido à ação de uma depressão centrada a oeste da Península Ibérica e que irá deslocar-se para nordeste a partir de sábado, originando assim uma progressiva melhoria do estado do tempo.

Para sábado, os técnicos esperam já um desagravamento significativo do estado do tempo, ainda com ocorrência de precipitação, em especial nas regiões norte e centro, mas com menor intensidade do que nos dias anteriores, não se prevendo precipitação a partir de domingo.

Está também prevista uma descida de temperatura até sábado, com uma gradual recuperação a partir de domingo, acompanhando a melhoria do estado do tempo.

Para hoje, o IPMA prevê aguaceiros, que serão localmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, assim como uma descida da temperatura máxima.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.