Sábado – Pense por si

Autoestrada 25 reaberta à circulação junto à Guarda

18 de julho de 2017 às 20:41
As mais lidas

Já "há condições de segurança" para os veículos circularem naquela via, indica a GNR

A circulação automóvel foi retomada hoje pelas 19:50 na Autoestrada 25 (Aveiro/Vilar Formoso), no troço Guarda-Vilar Formoso, disse à agência Lusa fonte do Comando Territorial da Guarda da GNR.

O trânsito foi interrompido na autoestrada (A25) por volta das 15:30, devido ao avanço das chamas na zona de Leomil, no concelho de Almeida, mas a circulação foi retomada pelas 19:50, porque, segundo a fonte, "há condições de segurança" para os veículos circularem naquela via.

No entanto, a GNR recomenda aos condutores em trânsito pela A25 que tenham "cuidados devido ao fumo" e que adequem "a velocidade às condições que se fazem sentir", no troço entre a fronteira de Vilar Formoso e a cidade da Guarda.

Devido ao incêndio que lavra na zona da Guarda desde segunda-feira, a Guarda Nacional Republicana mantém encerrada à circulação rodoviária a Estrada Nacional 16, entre Vilar Formoso e a zona da Guarda, admitindo que a via possa ser reaberta em breve, quando existirem condições de segurança para os automobilistas poderem transitar.

As chamas, que começaram na segunda-feira às 13:15 em Rochoso, no concelho da Guarda, evoluíram para os concelhos vizinhos de Almeida, Pinhel e Sabugal.

Pelas 20:00, o fogo rural estava a ser combatido por 593 operacionais, 186 viaturas e cinco meios aéreos, segundo informação disponibilizada na página da internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

No distrito da Guarda registam-se mais dois incêndios.

Um fogo lavra em Ribamondego, Gouveia, e está a ser combatido por 153 homens, 39 viaturas e seis meios aéreos, segundo a fonte.

Em Murça, Vila Nova de Foz Côa, está um incêndio rural activo, que envolve no seu combate 81 homens e 24 viaturas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.