NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A aplicação Gov.pt, da Agência para a Modernização Administrativa, já permite renovar o Cartão de Cidadão à distância e sem necessidade de deslocação ao balcão do registo. Adesão às faturas sem papel também disponível.
Os cidadãos que pretendam renovar o Cartão de Cidadão poderão fazê-lo através da aplicação Gov.pt, da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), indicou esta entidade em comunicado. A nova funcionalidade foi apresentada esta quarta-feira no evento "PRR: a acelerar a inovação digital em Portugal", organizado pela AMA.
Chave Móvel Digital, cartao de cidadao
A app, recorde-se, permite aos cidadãos autenticar-se nos portais e serviços da administração pública e manter uma carteira de documentos digitais, que dispensa a pessoa de transportar consigo os vários documentos. É o caso do próprio cartão de Cidadão, mas também da carta de condução, certificado de matrícula, seguro automóvel, cartão da ADSE, entre outros. Em formato digital, têm o mesmo valor jurídico dos documentos em formato fisico.
Refira-se ainda que também a adesão às faturas sem papel pode agora ser efetuada através da aplicação.
Para usar a app, o cidadão precisa de ter a chave móvel digital, que pode ser ativada através da própria aplicação.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.