Algarve com níveis muito elevados de pólen no ar na próxima semana

Lusa 29 de março de 2018
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 4 a 10 de março
As mais lidas

As concentrações de pólenes podem provocar doenças alérgicas.

As concentrações de pólenes vão na próxima semana ser muito elevadas na zona do Algarve, com as regiões a norte a apresentarem concentrações moderadas, que serão mais fortes no centro e sul.

Segundo o boletim polínico para a semana de 30 de Março a 5 de Abril, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), será a região do Algarve a ter níveis muito elevados de pólenes na atmosfera, nomeadamente de pinheiro, carvalhos e plátanos e das ervas urtiga e tanchagem.

Nas regiões de Trás-os-Montes e do Minho, as concentrações não serão muito elevadas (moderadas em Trás-os-Montes e baixos no Minho), o mesmo acontecendo na Madeira e nos Açores (baixas), com o restante a país a ter concentrações elevadas de pólenes.

Será assim de Castelo Branco a Coimbra, de Lisboa a Évora, a predominarem os pólenes dos pinheiros e dos carvalhos (substituídos pela azinheira no Alentejo), mas também nalguns casos dos ciprestes e dos plátanos. Nas ervas são as urtigas as principais causadoras das concentrações de pólenes

As concentrações de pólenes podem provocar doenças alérgicas.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais