Sábado – Pense por si

Alerta de chuva sobe laranja em duas ilhas dos Açores

O IPMA elevou para laranja o aviso de chuva forte nas ilhas do grupo Ocidental dos Açores, devido a uma superfície fria que vai afetar o arquipélago.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje para laranja o aviso de chuva forte nas ilhas do grupo Ocidental dos Açores, devido a uma superfície fria que vai afetar o arquipélago, em especial na quarta-feira.

"Uma superfície frontal fria com ondulações, com atividade moderada a forte, condicionará o estado do tempo em todo o arquipélago, especialmente na quarta-feira. Provocará precipitação forte em todas as ilhas, particularmente nas ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo), onde se emitiu um aviso laranja", refere a delegação regional dos Açores do IPMA.

Segundo o documento, o vento será mais intenso nas ilhas do grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), com rajadas na ordem dos 100 quilómetros por hora.

A Proteção Civil dos Açores emitiu um alerta devido às previsões de agravamento do estado do tempo, na sequência de uma superfície frontal fria associada a uma depressão que vai começar a afetar o grupo Ocidental já hoje.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.