Sábado – Pense por si

ADSE vai apresentar "dentro de muito pouco tempo" nova tabela de preços

27 de fevereiro de 2019 às 13:00
As mais lidas

Sofia Portela, presidente do subsistema de saúde, afirmou no parlamento que espera que prestadores de saúde privados considerem tabela "justa e equitativa".

A presidente do conselho diretivo da ADSE, Sofia Portela, disse esta quarta-feira no parlamento que "dentro de muito pouco tempo" irá apresentar aos prestadores de saúde privados a nova tabela do regime convencionado com preços fechados.

"A nossa expectativa é que dentro de muito pouco tempo estejamos em condições de poder apresentar uma tabela com preços fechados para dialogar com os prestadores e que esta tabela seja uma tabela que seja justa e equitativa", disse Sofia Portela na audição parlamentar de Saúde, onde esteve a ser ouvida a pedido do CDS-PP, BE e PSD.

A responsável garantiu que o conselho diretivo do instituto público que gere o sistema de saúde da função pública tem estado a fazer "um trabalho muito sério e muito rigoroso a preparar as novas tabelas" cujo objetivo é que os preços abertos deixem de existir.

Para o futuro, o caminho "deve ser diferente", disse Sofia Portela, defendendo que, "com preços fechados, a regra das regularizações deixa de fazer qualquer sentido" e que o rigor e a transparência "ficam assegurados".

Nas últimas semanas alguns grupos privados de saúde ameaçaram suspender as convenções com a ADSE, depois de o instituto público presidido por Sofia Portela ter exigido o pagamento de 38 milhões de euros em regularizações, por excesso de faturação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.