Sábado – Pense por si

A história dos incumprimentos de Portugal

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 02 de outubro de 2016 às 08:00

A história repete-se: nos últimos 15 anos a excepção é não estarmos na "lista negra" de Bruxelas. Não somos caso isolado

É uma batalha de décimas - as autoridades portuguesas e a Comissão Europeia argumentam se o défice orçamental de 2015 ficou acima ou abaixo do limite de 3% e há um risco de Portugal (e Espanha) ser alvo de uma sanção inédita. A história passa-se em 2016 - mas apontar para défices tangencialmente menores do que o limite de 3% ou incumprir o limite é a norma nos últimos 15 anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.