Secções
Entrar

Vila Real vai reduzir custo dos passes nos transportes públicos

25 de março de 2019 às 22:51

Medida implementa uma redução de oito euros no custo do passe mensal nos transportes públicos urbanos.

A Câmara de Vila Real anunciou, esta segunda-feira, uma redução dospassesnos transportes urbanos de 28,20 para 20 euros, através do financiamento atribuído pelo Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART).

A medida vai também abranger os passes escolares, com "uma redução de 50%" para os estudantes do concelho não abrangidos pela gratuidade do transporte, disse o presidente da autarquia, Rui Santos (PS).

"A ideia é implementar esta medida o mais depressa possível, mal seja possível operacionalizá-la. O ideal era que fosse a partir de 01 ou 02 de abril, estamos a tentar com os operadores agilizar o processo", afirmou o autarca, que falava após uma reunião de câmara descentralizada, realizada na freguesia da Campeã.

A oposição PSD votou a favor desta medida, que implementa uma redução de oito euros no custo do passe mensal nos transportes públicos urbanos.

"Efetivamente é, de alguma maneira, uma compensação e uma forma de os vila-realenses terem alguma recuperação financeira por força da redução do valor do passe", afirmou o vereador do PSD, António Carvalho.

No entanto, para o vereador do PSD, "a medida devia ser alargada a todo o concelho e não abranger apenas o centro da cidade e arredores, por onde circulam os transportes públicos urbanos".

Rui Santos disse que o município está disponível para alargar os descontos nos passes gerais ao resto do concelho, mas explicou que, neste momento, "não há um histórico que permita apurar o impacto económico-financeiro".

"Em breve, vamos ter novidades na organização dos transportes públicos em todo o concelho de Vila Real. Estamos a agilizar e a compatibilizar a nossa proposta com a Comunidade Intermunicipal do Douro e aí, provavelmente, conseguiremos alargar a todos os passes", disse.

Os transportes públicos mais acessíveis resultam do novo programa de financiamento do Governo, intitulado Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) e integrado no Fundo Ambiental.

Segundo Rui Santos, o municipal de Vila Real vai usufruir de um "financiamento de 136 mil euros".

O autarca considerou que "qualquer redução é positiva", mas lamentou que o valor aplicado não seja igual em todo o lado, já que em Lisboa "é três vezes superior" e no Porto "é o dobro".

"Entendendo nós a complexidade dos transportes urbanos em Lisboa e Porto, julgo que também deviam olhar para a especificidade dos transportes urbanos em territórios de baixa densidade e isso não está refletido, não foi suficientemente ponderado e consideramos que os territórios de baixa densidade foram prejudicados", frisou.

A Câmara de Vila Real aplica cerca de um milhão de euros por ano nos transportes escolares e urbanos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela