Secções
Entrar

Vieira da Silva inicia hoje visita a São Tomé e Príncipe

03 de agosto de 2018 às 07:54

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal inicia uma visita oficial, no âmbito da cooperação nas áreas da luta contra a pobreza, emprego e formação profissional.

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Vieira da Silva, inicia esta sexta-feira uma visita oficial a São Tomé e Príncipe, no âmbito da cooperação nas áreas da luta contra a pobreza, emprego e formação profissional.

1 de 3
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

Além da visita a um conjunto de instituições sociais com respostas nas áreas da infância, inserção social e apoio aos idosos, Vieira da Silva e o ministro do Emprego e Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe, Emílio Fernandes Lima, vão homologar o novo Acordo de Parceria entre os dois ministérios e parceiros sociais para Administração e Gestão do Centro de Formação Profissional de São Tomé e Príncipe.

O novo acordo integra o Conselho de Parceiros de representantes dos parceiros sociais portugueses - União Geral de Trabalhadores (UGT) e Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas (ANEME)- e são-tomenses - Organização Nacional dos Trabalhadores de São Tomé e Príncipe (ONTSTP), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS).

Esta cooperação reporta-se a 1999 e intensificou-se a partir de 2001/2002, com a entrada em funcionamento do Centro de Formação Profissional de São Tomé e Príncipe, apoiado financeiramente, desde a criação, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Iniciado em 1998, o Programa de Cooperação entre os dois ministérios na área do trabalho e dos assuntos sociais para o quinquénio 2016/2020 será igualmente homologado por ambos os ministros.

O programa desenvolve-se nas áreas da luta contra a pobreza, do reforço institucional das estruturas da administração pública tuteladas pelo ministério são-tomense e do emprego e da formação profissional.

A luta contra a pobreza tem concentrado as atenções, com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social a afectar cerca de 60% do financiamento do programa até ao final de 2017.

Neste ano, o valor de financiamento dirigido para os dois grupos mais vulneráveis em São Tomé e Príncipe, as crianças e os idosos, é já superior a 70%.

No âmbito do Programa de Cooperação, foram já apoiadas financeiramente cinco entidades da sociedade civil e um centro de formação profissional e realizadas 12 respostas sociais e criados 185 postos de trabalho.

Ao todo, o número de beneficiários aproximou-se das 7.300 pessoas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela