Secções
Entrar

Vieira da Silva concorda com entrada do Santa Casa no Montepio

17 de janeiro de 2018 às 12:33

O ministro Vieira da Silva assumiu hoje que concorda com a entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no capital do Montepio, mas que uma decisão desse tipo só acontecerá se a Santa Casa concluir que serve os seus interesses.

O ministro Vieira da Silva assumiu hoje que concorda com a entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no capital do Montepio, mas que uma decisão desse tipo só acontecerá se a Santa Casa concluir que serve os seus interesses.

1 de 3
Foto: Manuel Salvado
Foto: António Cotrim/Lusa

"A aplicação de parte dos activos [da SCML] numa instituição financeira da economia social não me parece que se afaste da missão da Santa Casa", afirmou hoje Vieira da Silva, no Parlamento, referindo que a Santa Casa tem de diversificar parte dos activos e não aplicar todos em ação social.

"Sempre dependendo da natureza dos termos e do acordo que venha a existir, em princípio nada teria a opor a uma intervenção desse género. Não apenas da SCML como de outras instituições, que também já se mostraram disponíveis", acrescentou o responsável pela pasta do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Para o ministro, um investimento desse género não significa retirar recursos da SCML para as áreas da saúde e Segurança Social, que, referiu, "têm vindo a crescer", mas o que se passa é a aplicação dos excedentes financeiros da SCML "que são relevantes e significativos".

Sobre quem teve a ideia de a SCML entrar no capital do Montepio, Vieira da Silva assumiu-se como autor da ideia, mas adiantou que "houve mais pessoas que simpatizaram com a ideia", de várias áreas, e que se têm manifestado junto de si nesse sentido.

O governante disse também que, neste assunto, tem sido esquecido um tema importante e considerou que "no sistema financeiro português há lugar a mais instituições fortes do sector social"

A audição do ministro, hoje na Comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social, foi requerida pelos deputados para o governante explicar o processo de eventual entrada da SCML no banco Montepio, uma vez que tutela a Santa Casa.

Logo no início da audição, Vieira da Silva afirmou que "o Governo não empurrou a Santa Casa para coisa nenhuma" e que o que houve "foi uma sugestão feita e bem aceite".

De momento decorrem os estudos financeiros para avaliar o investimento, acrescentou o governante, referindo que a SCML tem "autonomia de gestão" para decidir estes assuntos e se avançar é porque isso serve os seus "interesses estratégicos".

O governante recusou ainda que tenha sido pré-definido um valor de 200 milhões de euros para a SCML investir na Caixa Económica Montepio Geral (CEMG), em troca de 10% do capital desta.

A semana passada foi ouvido no Parlamento, também sobre o mesmo assunto, o actual provedor da Santa Casa, Edmundo Martinho, que sucedeu a Santana Lopes (que saiu para se candidatar a líder do PSD, eleições que perdeu).

Edmundo Martinho afirmou então que "ainda nada está decidido" sobre a entrada no capital do Montepio e que decorrem estudos de avaliação do banco, mas que esperava ter uma decisão até final do mês.

O provedor disse ainda que a SCML tem um histórico de intervenção no sector financeiro, caso de detenções de capital no BCP no passado, e que a eventual entrada no banco Montepio não seria uma situação nova.

Já questionado sobre a existência de pressões do Governo para a SCML entrar no Montepio, Edmundo Martinho, que foi presidente do Instituto de Segurança Social entre 2005 e 2011, durante Governos PS, afirmou que à direcção da SCML foi suscitada a avaliação desse investimento, mas que "não há pressões".

A Caixa Económica Montepio Geral é detida na totalidade pela Associação Mutualista Montepio Geral.

O banco mutualista está num período de mudança dos estatutos e mesmo da sua equipa de gestão, tendo a Associação Mutualista anunciado a entrada de Nuno Mota Pinto para presidente do banco, lugar ainda ocupado por Félix Morgado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela