Secções
Entrar

Tribunal declara-se "absolutamente incompetente" de suspender administração da RTP

Lusa 15 de julho de 2021 às 18:07

Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa tinha aceitado a providência cautelar sobre a escolha da nova administração da RTP, colocada por Manuel Coelho da Silva, que tinha apresentado candidatura à presidência da estação pública.

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa declarou hoje ser "absolutamente incompetente" para suspender a administração da RTP, no âmbito providência cautelar colocada por Manuel Coelho da Silva.

Cofina Media

Na decisão, a que a Lusa teve hoje acesso, o juiz declara o Tribunal Administrativo "absolutamente incompetente, em razão da matéria, para apreciar a presente ação".

No final do abril, o Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa tinha aceitado a providência cautelar sobre a escolha da nova administração da RTP, colocada por Manuel Coelho da Silva, que tinha apresentado candidatura à presidência da RTP e que, entretanto, voltou a ser reeleito presidente do Conselho de Opinião da estação pública.

De acordo com o decisão, a que a Lusa teve hoje acesso, Manuel Coelho da Silva tinha interposto uma providência cautelar contra a RTP "tendo em vista a suspensão de eficácia da deliberação prolatada pelo seu Conselho Geral Independente (CGI) ".

O tribunal refere que o recrutamento do presidente e vogal do Conselho de Administração da RTP "mais não traduz que uma expressão da ‘self-governance’ que necessariamente inere às empresas públicas e, mormente, às pessoas coletivas de direito privado de capitais públicos, consubstanciando, pois, um ato de gestão privada – e não um ato prolatado 'no exercício de poderes públicos'", o que "não se mostra passível de ser sindicado por este tribunal, por não dispor de competência material para o fazer".

Face isto, "não restam alternativas a este Tribunal que não concluir pela procedência da invocada exceção dilatória da sua incompetência absoluta para dirimir o presente litígio, com a consequente absolvição da requerida [RTP] e dos CCII [contrainteressados] da instância, o que se julgará a final".

Agora falta decidir a substância da providência cautelar.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da RTP confirmou ter recebido a decisão que dá razão à RTP.

A administração da RTP liderada por Nicolau Santos iniciou o mandato em junho.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela