Secções
Entrar

Técnicos de emergência denunciam atrasos no atendimento de socorro com 50 chamadas em espera

Lusa 03 de junho de 2024 às 18:06

Segundo a ANTEM, que tem denunciado "várias anomalias por parte da resposta da responsabilidade do INEM", este tipo de atrasos "configura uma prática recorrente de mau serviço prestado ao cidadão, colocando a saúde dos portugueses em risco e, de igual modo, o direito à vida".

A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) denunciou esta segunda-feira "graves constrangimentos" na resposta de socorro, com mais de 50 chamadas em espera e atrasos de atendimento de entre 10 e 15 minutos.

"Hoje, à semelhança de outras ocasiões, verificaram-se atrasos no atendimento na ordem dos 10 a 15 minutos. Verificaram-se graves constrangimentos de cerca de 50 chamadas em espera para serem atendidas, triadas, aconselhadas e despachadas", alertou a associação em comunicado.

Segundo a ANTEM, que tem denunciado "várias anomalias por parte da resposta da responsabilidade do INEM", este tipo de atrasos "configura uma prática recorrente de mau serviço prestado ao cidadão, colocando a saúde dos portugueses em risco e, de igual modo, o direito à vida".

No comunicado, a associação reiterou que deve ser criada uma comissão parlamentar de inquérito ao serviço de socorro prestado pelo instituto responsável por coordenar o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica em Portugal continental.

O pedido para que seja constituída uma comissão de inquérito para investigar as causas dos atrasos e as suas consequências tem sido recorrente, com a ANTEM, em 2023, a alertar que o modelo de socorro em funcionamento em Portugal "está esgotado, sem capacidade de responder adequadamente e condenado ao fracasso".

A Lusa pediu ao INEM uma reação sobre os alegados atrasos no atendimento denunciados hoje pela ANTEM e aguarda resposta.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela