Secções
Entrar

Sindicatos entregaram pré-aviso de greve no Metro de Lisboa para 19 de Abril

27 de março de 2018 às 17:10

A dirigente da FECTRANS disse que "a empresa assumiu em Janeiro que entrariam 23 trabalhadores para a área da manutenção e 30 trabalhadores para a área das estações", algo que até agora, afirmou, ainda não aconteceu.

O Metro de Lisboa vai estar em greve no dia 19 de Abril caso o Governo e a empresa não encontrem soluções para as exigências dos trabalhadores, garantiu a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS).

1 de 3
Foto: Jorge Godinho 
Foto: Lusa

A dirigente da FECTRANS Anabela Carvalheira, em declarações à agência Lusa, disse que "a empresa assumiu em Janeiro que entrariam 23 trabalhadores para a área da manutenção e 30 trabalhadores para a área das estações", algo que até agora, afirmou, ainda não aconteceu.

"Até esta altura não há autorização do Governo para esta matéria e o que acontece é que nós continuamos com muitos comboios parados por falta de manutenção e os que andam a circular acabam também por não ter a manutenção necessária", criticou.

A dirigente deu conta que os sindicatos entregaram na segunda-feira o pré-aviso de greve ao Ministério do Ambiente e à empresa com antecedência de modo a que, se a empresa e o Governo quiserem, "seja possível ainda encontrar uma solução que leve à não realização da greve e, portanto, à não penalização nem dos utentes nem dos trabalhadores".

Outro dos motivos da greve, destaca o comunicado assinado pelos sindicatos, prende-se com o aumento salarial.

"Desde 2009 que não tivemos um cêntimo de aumento. Se exigíssemos o justo valor, tendo por base a média da inflação, estaríamos a reivindicar cerca de 11% de aumento salarial, mas não foi isso que reivindicámos, e mantemo-nos disponíveis para uma negociação credível", lê-se na mesma nota.

"Nós já tentámos de tudo para resolver estas matérias, portanto nesta altura, da nossa parte, nada poderemos fazer. Quem poderá fazer será a empresa ou a tutela, que terão de apresentar propostas de resolução concretas destas matérias", concluiu Anabela Carvalheira.

A Lusa contactou o Metro de Lisboa, que confirmou a recepção do pré-aviso de greve, sem adiantar, no entanto, mais informações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela